quarta-feira, 18 de março de 2009

Semana da água. Juntos por um uso responsável.


Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Recife, capital de Pernambuco, em vários períodos do ano é submetida a um racionamento rigoroso, em outros, não tem água mesmo.

O racionamento também já chegou à São Paulo, podendo atingir 3 milhões dos 10 milhões de habitantes da capital paulista. Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos?

Pois, bem, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial).Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque, somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais.

Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas. Mas, como não podemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia?Você sabe quantos litros de água uma pessoa consome, em média, por dia? Não?São cerca de 250 litros (isto mesmo, 250 litros ou mais): banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a água que se bebe.

Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia. Para nós, consumidores, também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.



Use sim, mais com responsabilidade...

Tiago Mendes Assumpção.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Achei ótimo o tema e suas palavras!

PARABÉNS!

Sigamos o exemplo e através de pequenos atos, e estaremos agindo em escala global! Pois...

...ÁGUA...

Até quando teremos?

Onde está aquela água

Tão limpa e despoluída

Será que é apenas um sonho

Ou uma esperança perdida?

A alegria de beber água da fonte,

Já não existe mais,

E esse contato com a natureza,

Não teremos jamais.

Se não tomarmos cuidado

Dessa fonte não iremos mais beber.

Com todo planeta sem água,

Não teremos para onde correr.

Meu irmão liga a torneira.

E esquece de fechar.

Lava o carro e a calçada de mangueira,

E nem se importa com o aviso.

Que assim a água vai faltar.

Minha gente tome consciência,

A água mineral é limitada.

É algo que se acaba

Se continuarmos com a poluição,

Só teremos água contaminada.

Com tanto desperdício

Precisamos economizar.

Vamos aderir a esse vício?

De economia e conscientização. É claro.

E todo planeta Terra terá ETERNA gratidão.

Abraços

Loucuras de uma mente em metamorfose disse...

Oi tudo bem?!?!?
Acabei de criar um blog, onde tento aliviar as tensões do dia-a-dia, mas sou meio ruim em informática e também não teno saco nas pequenas coisas e layout (sabe como é né!?!?).
Vi seu blog e quero parabenizál-os muito bom, inteligente, sagaz, sem aquelas babozeiras que vemos aos montes na net.
E como colegas de blog´s quero pedir umas dicas de como melhorar a imagem do meu, como coloco certas figuras ( a hora achei legal, pessoas desaparecidas, gif´s) Desde já agradeço e boa semana.
http://100pressao.blogspot.com/