sexta-feira, 30 de maio de 2008

Água: bem precioso


“Na próxima vez que você andar na chuva, pare e pense: um pouco da água que cai sobre você já circulou pelo sangue dos dinossauros e estava nas lágrimas de crianças que viveram há milhares de anos atrás”
(M. Barlow e T. Clark)


O volume de água que existe no Planeta Terra – em torno de 1,5 bilhão de quilômetros cúbicos – tem sido mais ou menos constante. Parece incrível, mas água de antes do tempo dos dinossauros é a mesma água de hoje. Isso acontece porque o ciclo da água, iniciado há bilhões de anos, continua se repetindo.

1. O calor aquece a água dos oceanos, lagos, rios, geleiras e dos organismos vivos (plantas, homens e animais) e faz com que ela se evapore.
2. Nas camadas mais altas da atmosfera, o vapor se transforma em nuvens e retorna à Terra em forma de chuvas.
3. Parte da água se infiltra no solo, e é absorvida pelas raízes das plantas. O que sobra, chega aos lençóis de água subterrânea e aos mananciais.
4. As plantas “devolvem” a água transpirando pelas folhas; os animais (homens e mulheres inclusive) também devolvem água à Natureza pela transpiração, lágrimas, urina e fezes.

“Terra, planeta Água”
O compositor Guilherme Arantes tem razão de chamar o nosso planeta de Água. Sabe por que? 75% da superfície da Terra é coberta por água. A proporção de água no corpo humano adulto é igual à proporção de água no planeta. Mais um sinal de que somos mesmo parte de uma mesma teia, a teia da vida que une o planeta a tudo o que nele existe. À medida que envelhecemos, vamos secando, feito uma folha no outono: até os 2 anos, 75% a 80% de nosso corpo é formado por água; aos 5 anos, esta porcentagem cai para 70% até que, depois dos 60 anos, temos apenas 58% de água no organismo. Uma pessoa totalmente seca estaria morta. O nosso planeta também.

Razões para poupar a água
Se o planeta tem muita água e a quantidade de água pouco varia, por que a gente tem que se preocupar em economizar água? Por cinco razões.
Primeira: só 1% da quantidade de água da Terra é de beber. Cerca de 97% da água do planeta é salgada. Está nos oceanos e mares e é muito difícil – e caro – retirar o sal da água do mar, tornando-a boa para beber. Descontando também a água congelada nos pólos, o que sobra para matar a nossa sede? Menos de 1% !
Segunda razão: a água potável nem sempre está onde estão as pessoas. Quer um exemplo? No Brasil, 80% da água potável está na Amazônia, onde está apenas 5% da população do País. Já o Estado de São Paulo, que concentra 30% da população brasileira, possui apenas 1,6% da água potável.
Terceira razão: para a gente se preocupar com a água é que, enquanto a quantidade de água na Terra fica a mesma, a população não pára de crescer! No tempo de Cristo, éramos cerca de 130 milhões. Em 1650, havia no mundo cerca de meio bilhão de pessoas e, hoje, somos mais de 6 bilhões de pessoas.
Quarta razão: de alarme: o consumo de água cresce mais que o aumento da população. Isso tem a ver com o crescimento das cidades. Em 1940, apenas 30% dos brasileiros moravam nas cidades; hoje, vivem nelas 81%. O desenvolvimento das cidades trouxe fábricas, plantações irrigadas, água encanada nas casas – e isso levou ao maior consumo de água. Tanto assim que, nos últimos 60 anos, enquanto a população mundial dobrou, o consumo de água ficou sete vezes maior!
Quinta razão: de alarme: cidades mais desenvolvidas, além de consumir mais água, produzem mais lixo, tanto nas casas quanto nas indústrias. Isso pode poluir o meio ambiente – e a qualidade da água.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Juvenil Elite Guerreira...


Juventude, tais portadores de idéias e cheios de virtudes,
força que destrói o laço do sistema.
Enquanto tal juventude não se aliar, idéias e projetos de nada valerá,
somos o futuro, mais fazemos mal feito o presente.
Já chegou a hora de lutar contra o tempo de ir contra a força do vento, parar de dar atenção para o que nos leva ao vão descontentamento.
Juvenil elite guerreira com o poder de mudar o Brasil.
Enganamos a mentira e poluímos a verdade com demagogias, nos esquecendo do próximo e queremos o próspero para si, soltamos as mãos
e assumimos causas em vão.
Jovens contra jovens, homens contra homens, deuses contra deuses, tudo contra todos e todos contra o nada.
Jovens são o futuro, e o futuro somos nós, mais como mudar ao mundo se nossas causas andam sujas com o murmurar dos políticos e dos críticos, tais sábios que nos ditam e manipulam atitudes.
Somos guerreiros, antes fomos homens,
hoje somos inteiros, antes apenas partículas de medo,
medo do forte, aquele que se levanta e nos chama ao confronto,
confronto sem dor, apenas com palavras sem Amor.

O mundo precisa de você...


Douglas dos Santos

sábado, 24 de maio de 2008

Recebemos nosso primeiro Meme...


Ontem nós do blog Jovens Guerreiros recebemos um Meme de nossa amiga e parceira Aparecida do blog http://pegasus5.blogspot.com/.
O Meme consistia em descrever em três palavras os termos Alegrias, Medos, Objetivos, Obsessões, e Fatos surpreendentes.

**Alegrias
-Ter grandes Amigos
-Ter a mente que tenho hoje
-Ser brasileiro

**Medos
-Ver nosso país continuar a sendo maltratado
-Perder a Esperança
-De me deixar levar pela massa

**Objetivos
-Deixar o Blog Jovens Guerreiros cada dia melhor
-Fazer a minha parte
-Entrar e fazer a diferença na politica de nosso país

**Obsessões
-Tirar o poder de quem não merece
-Ser Feliz
-Ser uma pessoa de bem, Sempre

**Fatos surpreendentes
-A falta de respeito com a vida
-A descrença do "Amor"
-E a garra das pessoas que moram neste país

A todos um excelente final de semana******
"Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal. Platão"

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Heróis...


Somos sobreviventes de uma guerra sinuosa,
vivemos cercados por dramas e traumas criados unicamente por nós mesmos,
olhamos todos para o horizonte afim de ver um novo dia nascer, onde diferenças fossem esquecidas e as dores fizessem menos presença em nossas vidas.
Damos adeus todos os dias, não sabemos se iremos voltar, não sabemos quando a terra vai tremer nem muito menos quando o gigante pode acordar.
Agrava saber que o botão "pânico" foi apertado e que muitos ainda não entenderão, e que poucos assumem suas responsabilidades como verdadeiros culpados, mais quem realmente o é? Aquele que derrubou as nossas florestas, ou o outro que a viu sendo destruída preferiu se esquivar? Os primitivos? Ou os evoluídos demais?
Entre vitimas e vilões, precisamos de um herói, que por sinal pode ser você! Não deixe de fazer a sua parte, a terra precisa de sua força e de sua coragem! Seja herói! Seja cidadão! Seja brasileiro!

Tiago Mendes Assumpção

quarta-feira, 21 de maio de 2008

O HOMEM


Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção.De repente deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava! Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:- Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho.Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa.Algumas horas, depois, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:- Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!A princípio o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?- Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

DOE AMOR......


“A melhor doação é aquela consciente de seus benefícios, responsabilidades e conseqüências.” Dr. Eduardo Takatu.

Doar sangue é um gesto de altruísmo e de respeito para com o próximo. É dar algo que não nos traz prejuízo, mas que pode ser a única esperança de quem está beirando a morte. É oferecer ajuda, sem precisar de nada em troca, apenas pelo prazer de ajudar e se sentir satisfeito consigo mesmo, praticando o bem.A doação de sangue consiste na retirada de aproximadamente 450ml de sangue, através de material descartável, de uso único e estéril. Seu tempo de permanência no Banco de Sangue, incluindo a triagem clínica e coleta de sangue levará ao redor de 30 minutos.

**POR QUE DOAR?

Na antiguidade alguns estudiosos acreditavam que o sangue possuía poderes mágicos. Atualmente nós também acreditamos, pois através dele podemos prover “vida” aos pacientes que necessitam.O sangue e seus componentes são vitais e insubstituíveis para todos nós seres humanos, e até hoje não conseguimos fabricar substitutos artificiais eficientes para supri-los nos casos de sua falta. Daí a importância da doação, pois é a única fonte deste elemento raro que pode salvar uma vida.

**QUEM PODE DOAR?

A princípio, qualquer pessoa pode doar sangue, basta trazer um documento que possua foto. Porém é importante observar algumas restrições que visam manter a saúde de quem doa e de quem recebe o sangue como:· Estar em boas condições tanto físicas (descansado) como de saúde· Pesar mais de 50 kg· Ter entre 18 e 65 anos· Não estar grávida· Ter mais de três meses do parto; não estar amamentando· Esperar uma semana após fim de episódio de gripe, febre ou diarréia· Não ser portador de diabetes ou epilepsia· Não estar em jejum (refeição leve)· Se ingeriu bebida alcoólica - aguardar 4 horas· Se realizou tatuagem - aguardar 1 ano para doar· Se realizou endoscopia - aguardar 1 ano para doar· Ter realizado a última doação há mais de 2 meses (homens)/ mais de 3 meses (mulheres)· Não ter tido Hepatite após os 10 anos de idade· Se você ou seu parceiro(a) recebeu transfusão de sangue ou hemocomponentes, aguardar 1 ano para doar
ATENÇÃO, Não realize a doação de sangue se:· Tiver contraído AIDS, Doença de Chagas, Sífilis, Hepatite (exceto tipo A), Malária, Hanseníase· For usuário de drogas· Apresentar comportamento sexual de risco, promiscuidade ou múltiplos parceiros


**ETAPAS DA DOAÇÃO.

Recepção e cadastro - Seus dados serão cadastrados e você receberá sua identificação de doador. Nesta etapa é importante poder fornecer seus dados de postagem e apresentar um documento com foto. Se você já for nosso doador, basta trazer a carteirinha e/ou fornecer o documento que automaticamente seus dados serão recuperados.Pré-triagem - os dados vitais listados abaixo serão verificados para garantir a saúde, conforto e bem estar do doador durante e após a doação.
- Peso- Altura- Pressão arterial- Temperatura- Freqüência cardíaca- Dosagem de Hematócrito/Hemoglobina (anemia)
Triagem Clínica - Consiste em entrevista confidencial baseada em questionário sobre sua saúde, seus hábitos prévios, seu histórico de doenças / cirurgias, inclusive práticas sexuais. As questões às vezes podem ser vistas como constrangedoras, porém elas são importantes para a segurança de todos que utilizarão o seu sangue além de diminuir o risco para o doador e o receptor. O questionário de seleção de doadores segue critérios nacionais e internacionais vigentes e deve ser realizado a cada nova doação, segundo exigência do Ministério da Saúde do Brasil.Voto de Auto-Exclusão - Após a triagem, o candidato faz uma opção confidencial e secreta. Se ele por qualquer razão apresenta comportamento de risco ou qualquer outro motivo que possa vir a prejudicar o receptor da doação, ele deve optar por se auto-excluir. Fazendo isto, a doação prossegue como uma doação normal, porém sua bolsa será descartada independente de seus resultados sorológicos, diminuindo o risco de transmissão de doenças. Coleta - consiste na retirada de aproximadamente 450ml de sangue, através de material descartável, de uso único e estéril.Lanche - Após a coleta, o doador recebe um lanche com suco e bombom. Comer o lanche faz parte importante do processo, pois assim o doador recuperará seus líquidos e energias, evitando eventuais tonturas ou quedas de pressão.Cuidados após a doação:
- Coma o lanche e beba o suco antes de sair- Beba mais líquidos que o usual durante o dia- Não consuma bebidas alcoólicas no dia- Se fumar, aguarde 30 minutos após a doação- Não faça força no braço em que doou- Não realizar esforços físicos no dia em que doou.


Mais informações sobre endereços dos postos, horários e condições para doar pode ser obtidas no site do Ministério da Saúde http://www.saude.gov.br/
Artigo gentilmente cedido por :

sábado, 10 de maio de 2008

Você já sorriu hoje???


Você já reparou que existem pessoas eternamente insatisfeitas e mal humoradas? Se estão trabalhando, estão extremamente ocupadas, cansadas, sem tempo para nada. Se não estão trabalhando, estão largadas no marasmo, sem ânimo para nada, com exaqueca e depressão. Parecem aqueles personagens de tira de quadrinhos, os quais a nuvem paira sobre a cabeça todo o tempo. Algumas pessoas distribuem nervosismo e mal estar por onde passam. Se nos fazem uma visita, falam muito de si mesmos, de suas conquistas e reclamam tanto de seus próprios problemas, que nem percebem as conquistas ou problemas alheios. Deixam o ar pesado, o ambiente agitado, o clima angustiante. São pessoas que nos fazem mal.Por outro lado, existem pessoas que nasceram para o bem. Por onde passam distribuem sorrisos. São almas generosas que querem primeiro saber da sua vida, vibrar com suas conquistas e consolá-lo com seus problemas. Seres iluminados que num simples telefonema já nos transmitem paz e alegria. São pessoas que nos fazem bem.É fácil identificar em nosso círculo de amigos e conhecidos pessoas que nos fazem bem e pessoas que nos fazem mal. Difícil é nos classificarmos em um dos grupos. Todos queremos ser pessoas que fazem bem às demais. Ninguém é desagradável por vontade própria. Não desejamos só falar de nós mesmos e não dar ouvidos aos outros ou inspirar sentimentos negativos. Desejamos ser pessoas agradáveis a todos.Então, é necessário refletir quanto ao nosso comportamento. Olhamos nos olhos e sorrimos o suficiente? Será que sabemos dar um telefonema oferecendo ajuda a quem precisa? Estamos disponível para os que precisam nos falar, e, sabemos escutar com interesse, fazendo perguntas pertinenetes e observações relevantes? Enfím, quantos sentimentos positivos espalhamos ao nosso redor é a questão.Antes que uns e outros atribuam seu comportamento à vida moderna e corrida que levamos, deixe-me fazer algumas considerações. Se acordamos bem dispostos, dando bom dia já dentro de casa. Se quando passamos cumprimentamos o porteiro, sorrimos para o segurança, conversamos com o ascensorista. Toda a energia positiva que distribuimos, volta para nós mesmos. Simples assim como uma teoria de física. Nada se perde, tudo se transforma. Toda energia positiva gerada por você não irá ser desperdiçada. Irá ser transformada em seu próprio benefício. Isto significa que quando você acordar se sentindo mal, todos em sua casa vão querer saber o que houve para poder ajudar. Quando estiver apressada e esquecer de cumprimentar o porteiro, este vai sorrir e comentar que hoje você está atrasada e vai se adiantar para abrir a porta. Significa que se passar direto pelo segurança, esse vai perguntar a você se está tudo em ordem, que o ascensorista do elevador vai respeitar seu silêncio e observar que a vida é assim mesmo, uns dias são mais difíceis que outros. Enfím, se você distribui energia positiva, vai receber energia positiva de volta mesmo quando você estiver num mau momento. Afinal, ninguém está livre de passar numa situação difícil, um momento triste.Desta vez vou homenagear Paulo Coelho, citando uma frase dele: "O universo todo conspira a nosso favor". Isto significa que a energia positiva não voltará apenas em pequenos gestos, como descritos acima. Esta energia positiva quando distribuída, gera uma "conjunção favorável" para que todos os nossos desejos se realizem, quer seja um emprego, um carro ou uma casa. Sei que parece exagero, mas, comigo sempre funcionou assim. Quanto mais sorrisos distribuo, mais coisas boas me acontecem.O importante, se você não conseguiu se classificar como gostaria, é ter se dado conta disso. A partir desta premissa fica mais fácil se modificar, tentar liberar a energia positiva, que todos temos disfarçada sob a capa de pessoa atarefada e apressada. Deixe essa enrgia positiva aflorar por todos os seus poros, deixe o ar a sua volta ficar mais leve e o ambiente mais alegre. Sorria mais, discuta menos. Seja alguém melhor e atraia para perto pessoas melhores. O universo irá conspirar a seu favor e realizará seus desejos. Deixe que o destino se encarregue de afastar as pessoas que não te fazem bem. E seja, a cada dia, mais feliz.

terça-feira, 6 de maio de 2008

JOVENS GUERREIROS...


Até quando vamos brindar e nos embriagar???
Até quando vamos procurar???
Até quando vamos lutar???
Será que o que queremos vive no até quando? Ou no quando for será?
Já é hora de se levantar e não mais esperar, é hora de mostrar que a juventude é capaz de se recuperar da ressaca do mundo, e que nada mais vai nos parar.
Somos de uma geração que aprendeu a conviver com medo.
Medo de enfrentar, medo de se superar, medo do medo de amar, uma geração que sofre pela fraqueza de suas escolhas, numa verdadeira roda viva. Mais sempre há uma saída, a luz que ainda brilha no fim do túnel reacende a chama que sustenta nossa vida, com um grito de liberdade, construiremos uma nova realidade que um dia servira de exemplo para toda a humanidade.


De uma chance a esperança dentro de ti...

Douglas/Tiago

sábado, 3 de maio de 2008

Vamos doar um agasalho????


Procure a fundo, em seu guarda roupa, deve haver um agasalho la que você não usa mais, deu uma desbotada, ou na loja parecia mais bonito, ligue pros seus amigos, familiares, decrete o dia de recolher blusas, calças, meias, usadas que estão em bom estado, mais que podem aquecer o frio de alguém.

Tome uma atitude.......
Juntos faremos a diferença,
Um excelente final de semana a todos..................

“Um homem que possui uma grande riqueza interior é capaz de grandes e de múltiplas realizações"