sexta-feira, 16 de maio de 2008

DOE AMOR......


“A melhor doação é aquela consciente de seus benefícios, responsabilidades e conseqüências.” Dr. Eduardo Takatu.

Doar sangue é um gesto de altruísmo e de respeito para com o próximo. É dar algo que não nos traz prejuízo, mas que pode ser a única esperança de quem está beirando a morte. É oferecer ajuda, sem precisar de nada em troca, apenas pelo prazer de ajudar e se sentir satisfeito consigo mesmo, praticando o bem.A doação de sangue consiste na retirada de aproximadamente 450ml de sangue, através de material descartável, de uso único e estéril. Seu tempo de permanência no Banco de Sangue, incluindo a triagem clínica e coleta de sangue levará ao redor de 30 minutos.

**POR QUE DOAR?

Na antiguidade alguns estudiosos acreditavam que o sangue possuía poderes mágicos. Atualmente nós também acreditamos, pois através dele podemos prover “vida” aos pacientes que necessitam.O sangue e seus componentes são vitais e insubstituíveis para todos nós seres humanos, e até hoje não conseguimos fabricar substitutos artificiais eficientes para supri-los nos casos de sua falta. Daí a importância da doação, pois é a única fonte deste elemento raro que pode salvar uma vida.

**QUEM PODE DOAR?

A princípio, qualquer pessoa pode doar sangue, basta trazer um documento que possua foto. Porém é importante observar algumas restrições que visam manter a saúde de quem doa e de quem recebe o sangue como:· Estar em boas condições tanto físicas (descansado) como de saúde· Pesar mais de 50 kg· Ter entre 18 e 65 anos· Não estar grávida· Ter mais de três meses do parto; não estar amamentando· Esperar uma semana após fim de episódio de gripe, febre ou diarréia· Não ser portador de diabetes ou epilepsia· Não estar em jejum (refeição leve)· Se ingeriu bebida alcoólica - aguardar 4 horas· Se realizou tatuagem - aguardar 1 ano para doar· Se realizou endoscopia - aguardar 1 ano para doar· Ter realizado a última doação há mais de 2 meses (homens)/ mais de 3 meses (mulheres)· Não ter tido Hepatite após os 10 anos de idade· Se você ou seu parceiro(a) recebeu transfusão de sangue ou hemocomponentes, aguardar 1 ano para doar
ATENÇÃO, Não realize a doação de sangue se:· Tiver contraído AIDS, Doença de Chagas, Sífilis, Hepatite (exceto tipo A), Malária, Hanseníase· For usuário de drogas· Apresentar comportamento sexual de risco, promiscuidade ou múltiplos parceiros


**ETAPAS DA DOAÇÃO.

Recepção e cadastro - Seus dados serão cadastrados e você receberá sua identificação de doador. Nesta etapa é importante poder fornecer seus dados de postagem e apresentar um documento com foto. Se você já for nosso doador, basta trazer a carteirinha e/ou fornecer o documento que automaticamente seus dados serão recuperados.Pré-triagem - os dados vitais listados abaixo serão verificados para garantir a saúde, conforto e bem estar do doador durante e após a doação.
- Peso- Altura- Pressão arterial- Temperatura- Freqüência cardíaca- Dosagem de Hematócrito/Hemoglobina (anemia)
Triagem Clínica - Consiste em entrevista confidencial baseada em questionário sobre sua saúde, seus hábitos prévios, seu histórico de doenças / cirurgias, inclusive práticas sexuais. As questões às vezes podem ser vistas como constrangedoras, porém elas são importantes para a segurança de todos que utilizarão o seu sangue além de diminuir o risco para o doador e o receptor. O questionário de seleção de doadores segue critérios nacionais e internacionais vigentes e deve ser realizado a cada nova doação, segundo exigência do Ministério da Saúde do Brasil.Voto de Auto-Exclusão - Após a triagem, o candidato faz uma opção confidencial e secreta. Se ele por qualquer razão apresenta comportamento de risco ou qualquer outro motivo que possa vir a prejudicar o receptor da doação, ele deve optar por se auto-excluir. Fazendo isto, a doação prossegue como uma doação normal, porém sua bolsa será descartada independente de seus resultados sorológicos, diminuindo o risco de transmissão de doenças. Coleta - consiste na retirada de aproximadamente 450ml de sangue, através de material descartável, de uso único e estéril.Lanche - Após a coleta, o doador recebe um lanche com suco e bombom. Comer o lanche faz parte importante do processo, pois assim o doador recuperará seus líquidos e energias, evitando eventuais tonturas ou quedas de pressão.Cuidados após a doação:
- Coma o lanche e beba o suco antes de sair- Beba mais líquidos que o usual durante o dia- Não consuma bebidas alcoólicas no dia- Se fumar, aguarde 30 minutos após a doação- Não faça força no braço em que doou- Não realizar esforços físicos no dia em que doou.


Mais informações sobre endereços dos postos, horários e condições para doar pode ser obtidas no site do Ministério da Saúde http://www.saude.gov.br/
Artigo gentilmente cedido por :

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite. Texto muito bom e informativo (e criativo também).Já coloquei seu blog no link de amigos e vou deixar alguns blogs que vcs podem visitar e comentar (essa é a melhor maneira de divulgar seu blog) Http://landinho.zip.net; http://bondandando.wordpress.com; http://shekynah.blog.uol.com.br;http://monicavox.blogspot.com e blogdocatarino.blogspot.com. Beijo.

Consultor Previdenciário disse...

Olá vim agradecer sua visita e informar que já adicionei seu link nos meus recomendados.
Grato pela parceria.
Abraço

Anônimo disse...

Opa! Vi que a Aparecida me indicou pra vocês... E foi boa a indicação, realmente adorei o blog... Vou colocar sim como um link no Bonde... :)

E não podia ter tido um post pra chamar mais minha atenção... Sou Biomédica e estagiei no Hemocentro da minha cidade... Ótimo post! Só quero saber se vc tirou essa informação do Ministério da Saúde... Porque no Hemocentro eu vi que homens devem esperar 3 meses pra doar e mulheres 4... Mas tudo bem, são só detalhes!

Gostei muito do blog...
Grande beijo e boa sorte!
:*

Anônimo disse...

Obrigado pela visita. Agradeço a indicação da Aparecida. Gostei do seu espaço. Já está linkado.