sexta-feira, 4 de julho de 2008

Depressão: Muito mais do que um simples baixo astral.



Quem não conhece aquele tipo de pessoa que parece estar sempre de baixo astral, que não tem pique pra nada, é irritada, não se concentra
e reclama de tudo?
Pessoas que apresentam essas características, muitas vezes são taxadas injustamente de mal humoradas ou preguiçosas. Todos nós temos momentos assim, mas quando esses sinais se tornam muito freqüentes, podemos estar diante de uma depressão. Há vários tipos de depressão e para todos tem tratamento adequado.

Para as pessoas deprimidas a vida simplesmente perdeu a graça. Surge insônia, apatia, falta de perspectiva na vida, perda de desejo sexual, e um desânimo tal, que às vezes a pessoa só quer ficar deitada, sem ânimo até mesmo para tomar banho, ver televisão ou ler um jornal. É uma total baixa no nível de energia.

Começam a aparecer pensamentos negativos e o sentimento é de que nada vai dar certo. A memória não funciona mais, as atividades que antes eram prazerosas perdem totalmente a graça, não se tem vontade nem de encontrar as pessoas de quem se gosta. São comuns momentos de extrema ansiedade, com sudorese, palpitações, sensações de medo e, algumas vezes, vem o desejo de dormir e não acordar mais. Para o deprimido, qualquer atividade, que antes era realizada facilmente, se torna um peso, exige um esforço monumental. Há casos em que surgem dores vagas e difusas pelo corpo e quando o médico pede exames laboratoriais não aparece nada de anormal. Então muita gente começa a dizer que é frescura, que a pessoa está inventando... Mas o sofrimento é bem real e tem que ser levado muito a sério.

Felizmente, o sofrimento psíquico de quem sofre de depressão tem cura Além dos medicamentos antidepressivos, a psicoterapia é de grande ajuda, pois a depressão afeta a pessoa como um todo e quase nenhuma doença se restringe apenas ao seu aspecto físico. Além disso, traços de personalidade assim como problemas atuais ou passados podem ter algo a ver com a depressão.
Se ao ler esse texto você se identificou com algumas características, talvez esteja na hora de pedir ajuda. Quanto antes você fizer tratamento, mais cedo você vai se sentir melhor.

2 comentários:

Consultor Previdenciário disse...

No Brasil as pessoas não encontram atendimento médico para as doenças graves e aparentes, quanto mais para uma doença invisível.
Muita gente sofre em silêncio e sem ajuda.
Muito boa sua postagem.

Anônimo disse...

Este texto é bem esclarecedor quanto ao tema: depressão. Seja a mesma desencadeada por fatores internos ou externos, o importante é poder ter o tratamento adequado. É através desta intervenção (medicamentosa e/ou terapia psicológica)que haverá o cuidar adequado de tal sofrimento psíquico. Abraços.